Post Image

A curta-metragem “2020: Odisseia no 3º Esquerdo“, realizada por Ricardo Leite (realizador da série da RTP “Capitães do Açúcar” e da curta metragem “Instalação do Medo”), tem sido destaque em vários festivais de cinema infantojuvenil internacionais.

O filme conta a história de uma criança (Meias), que durante uma manobra arriscada, vê a sua nave-espacial danificada, e para repará-la, embarca numa jornada sem precedentes pela vastidão do espaço sideral, onde reside a maior ameaça que alguma vez terá de enfrentar: os Astro-Zombies. O filme retrata a visão inocente de uma criança na pandemia que nos assolou a todos, mostrando a uma odisseia do tamanho da imensidão do seu apartamento.



“2020: Odisseia no 3º Esquerdo”, recebeu uma Menção Honrosa na última edição do Curtas Vila do Conde, venceu o Grande Prémio Joaquim de Almeida da última edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, e teve a sua estreia internacional no festival qualificador para os European Film Awards, SCHLiNGEL International Film Festival (Alemanha).

O filme conta com várias seleções em festivais da especialidade, incluindo o festival qualificador para os Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Chicago Internacional Children Film Festival (Estados Unidos da América), Festival Cine Miúdo de Ames (Espanha), Corujinha International Children’s Film Festival (Brasil) e o CMS Lucknow International Children’s Film Festival (India).

Em Portugal, para além dos festivais já citados, o filme conta com passagens pelo FEST – New Directors | New Films Festival (Espinho), Caminhos do Cinema Português (Coimbra), Vistacurta (Viseu), Planos Film Fest (Tomar) onde venceu o prémio de melhor direção de arte, Ampla – Mostra de Cinema (Lisboa), os Shortcutz Ovar e Shortcutz Aveiro e foi premiado no mais recente Prémios Curtas nas categorias de Melhor Direcção Artística e de Melhores Efeitos Visuais.

O filme também faz parte do lote de pré-selecionados para os Prémios Sophia 2023, da Academia Portuguesa de Cinema.



“Decidimos criar uma narrativa que abordasse a pandemia, centrando-se nas vivências de uma criança durante o período de confinamento. Mesmo que o personagem não perceba a razão de não poder estar com o seu melhor amigo, encontra sempre soluções criativas para continuarem com as suas brincadeiras.– Ricardo Leite.


O elenco é constituído pelos atores-infantis Rodrigo Tarabbia e Francisco Barbosa, e pela atriz Joana Africano, e tem banda sonora original composta por Sardinha Também é Peixe. A banda sonora está disponível gratuitamente em plataformas digitais como Apple Music, Deezer, Tidal, Youtube, Soundcloud e Spotify.


“2020: Odisseia no 3º Esquerdo” é uma coprodução da Epicentro Filmes com Danado, e conta com o apoio da Globaldata, Golpe Filmes e Buril Workshop.


Hiperligações para download de materiais de comunicação:

Realizador, ator ou produtores estão disponíveis para entrevista mediante pedido através de prod@epicentrofilmes.pt

Comments are closed.